Saiba porque os gatos “gritam” durante o acasalamento e veja como é o órgão do felino – Saúde Fitness

Saiba porque os gatos “gritam” durante o acasalamento e veja como é o órgão do felino

Saiba porque os gatos “gritam” durante o acasalamento e veja como é o órgão do felino

Você já deve ter acordado com a barulheira que um casal de bichanos estava aprontando em algum telhado. Sejamos sinceros: irrita demais. Mas por que estes animais fazem tanto barulho durante o acasalamento?

Na época em que as felinas estão no cio, ouve-se ao longe vários miados que mais parecem ter saído de um filme de terror. É estranho e apavorante. Consegue passar uma mensagem de que algo está errado.

A fêmea quando está no cio, mia de maneira quase musical para atrair machos em potencial para reprodução, porém mesmo após escolher seu parceiro e partir para o ato que mais parece um ritual, eles continuam emitindo miados estridentes e agudos.

O que acontece é que o órgão dos gatos possui pequenos espinhos que causam dor nas fêmeas, por isso tamanha gritaria. Os estudiosos acreditam que os espinhos servem como um estímulo à ficarem “juntos” por tempo suficiente para que ocorra a fecundação.

Por que os gatos “gritam” até mesmo quando não estão acasalando?
Quando um macho é castrado ainda jovem, estes espinhos não se desenvolvem posteriormente, somente gatos “inteiros” possuem estas micro-garras em seus respectivos órgãos reprodutores.

Gato “inteiro” X castrado.
O nome técnico desses espinhos é “espículas”, que além da dor, provocam sangramentos, estes que têm papel importante no ovulação da fêmea, pois é responsável pela produção de um hormônio chamado LH.

Assim que o coito acontece, o macho retira seu órgão que por sua vez, sai arranhando e rasgando a mucosa da gata. Normalmente, ao sentir estes cortes, ela se revira e ataca com unhas e dentes, seu parceiro apaixonado.

Porém, já deve ter feito as contas e descoberto que é impossível que eles gastem uma noite toda em plena ação. Parte do ritual de gritos serve para defender o território e exigir por privacidade, pois quando uma fêmea convoca um macho para ser seu par, diversos gatos aparecem para mostrar serviço, mas somente um é escolhido, que deve provar à que veio e manter os demais concorrentes longe de sua parceira.

E mais uma finalidade desses machucados causados é o impedimento que ela acasale com outro bichano, até o dia que parir.

Outra curiosidade sobre o membro dos gatinhos é que eles são orientados para trás, ao contrário dos cães. Observe que ao urinarem, eles se agacham e o jato de urina é projetado para trás.

Comportamento da gata no cio

As gatas geralmente começam a ficar muito mais carinhosas e brincalhonas a partir dos seis meses, quando começam a se desenvolver sexualmente.

No entanto, quando elas estão no cio propriamente dito seus miados são intensos e fazem xixi por toda a casa, nos cantos e recantos escondidos, porque a urina serve como perfume para atrair os gatos da vizinhança.

Por serem os gatos uma das espécies domesticadas mais orientadas em relação à sexualidade, a esterilização e a castração são opções que devem ser levadas em consideração.

Os veterinários garantem que não existem efeitos colaterais para os gatos, e elas são recomendáveis e benéficas uma vez que evitam doenças e comportamentos indesejáveis.

Leave your vote

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 4

Upvotes: 2

Upvotes percentage: 50.000000%

Downvotes: 2

Downvotes percentage: 50.000000%

loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Forgot your password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Close
of

Processing files…