Mulher desenvolveu câncer por roer unhas; entenda – Saúde Fitness

Mulher desenvolveu câncer por roer unhas; entenda

Mulher desenvolveu câncer por roer unhas; entenda

Courtney Whitorn é uma inglesa, de 20 anos, que vive na Austrália. Ela começou a roer as unhas quando estava no ensino médio, mas se deparou com uma situação muito difícil, acabou tendo que amputar o dedo polegar de uma das mãos por causa de hábito tornou-se um vício descontrolado, que é frequente em grande parte da população: roer unhas.

Ela chegou a roer toda a unha de um dos polegares, escondia o vício dos pais, até que  foi levada a um médico especializado, que diagnosticou câncer no polegar. Courtney teve que amputar o polegar direito por causa de um melanoma raro associado ao hábito de roer as unhas. Foi preciso fazer duas cirurgias para remoção da doença, e mesmo assim teve que amputar parte do dedo.

O que é melanoma?

O melanoma é tumor maligno originário dos melanócitos (células que produzem pigmento) e ocorre em partes como pele, olhos, orelhas, trato gastrointestinal, membranas mucosas e genitais. Um dos tumores mais perigosos, o melanoma tem a capacidade de invadir qualquer órgão, criando metástases, inclusive no cérebro e coração. Portanto, é um câncer com grande letalidade. O melanoma cutâneo tem incidência bem inferior aos outros tipos de câncer de pele, mas sua incidência está aumentando no mundo inteiro. Há diversos tipos clínicos de melanoma, como o melanoma nodular, melanoma lentiginoso acral, melanoma maligno disseminado e melanoma maligno lentigo.

Em entrevista ela disse; “Quando descobri que roer unhas era a causa do meu câncer, eu fiquei choque”. Atualmente, ela está em processo de recuperação por motivos da cirurgia, mas não só isso,  ela também passa por médicos para tratamento do seu vício, chamado de onicofagia, uma doença associada a quadros de estresse.

 

 

Leave your vote

0 points
Upvote Downvote

Total votes: 0

Upvotes: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Downvotes: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Forgot your password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Close
of

Processing files…